top of page

APLACC divulga componentes das comissões julgadoras

Maio de 2017

Âncora 1
Âncora 2
Âncora 3
Âncora 4

Poesia de Acadêmico participará de Antologia Poética

A APLACC está de parabéns!!! A Antologia Poética: “Além da Terra, Além do Mar” que será publicada em todo território nacional pela Chiado Editora que tem sua sede em Portugal, trará a poesia TRISTEZAS TARDIAS de autoria do acadêmico João Pereira Júnior, ocupante da Cadeira nº 14. Esse será o maior evento poético do ano, no Brasil. O acadêmico José Genival Bezerra Ferreira, ocupante da Cadeira nº 18,  obteve o 1º e 2º lugares com os contos: A Última Papoula, no Concurso Nacional de Contos da Cultura Eslava na UNICENTRO e Verborragia ou Vendedor de Mentiras? no I Concurso de Contos Heliônia Ceres, da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, respectivamente. O mencionado acadêmico ainda teve o conto Ribeiras classificado no III Prêmio Universidade do Espírito Santo de Literatura. 

Dr. Francisco Guerra recebe Comenda Barão de Penedo

O Acadêmico Dr. Francisco Souza Guerra recebeu, das mãos do Prefeito Március Beltrão, a Comenda Barão de Penedo em solenidade de inauguração do prédio da Procuradoria Geral do Município de Penedo. O suntuoso evento realizado na última quarta-feira (26/04) contou com a presença de várias autoridades políticas, militares, jurídicas e culturais, dentre elas, o Presidente da APLACC – Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências, Advogado Moezio de Vasconcellos Costa Santos.  Em discurso sincero e objetivo Dr. Francisco Souza Guerra homenageou seu genitor, Dr. Francisco Guerra (pai) e enalteceu a fraternidade, elegância, ética e a honestidade do povo penedense.  

Retornando às atividades após recesso com novidades - novo portal eletrônico

A APLACC - Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências retornou às atividades no último dia 18 de fevereiro do corrente, com uma pauta extensa e audaciosa para o ano de 2017. Entre as principais atividades em programação estão: eleição para a diretoria do biênio 2017/2018;  Concurso de Monografia;  retorno do Chá Acadêmico/Literário; interação da APLACC com as escolas; reforma de seu estatuto; processo seletivo para novos acadêmicos; Concurso de Poesia e Contos, entre outros. Em sessão no dia 18/02/17, vários assuntos foram amplamente discutidos, mostrando que os membros da instituição estão prontos para o ano que se inicia. Uma das novidades apresentadas foi a estrutura do novo portal da academia. Trazendo uma plataforma totalmente interativa e versátil, está atualizada com as novas mídias. É a 3ª vez que o portal passa por atualizações. Desejamos aos nossos leitores, colaboradores, participantes e a todos os apreciadores das Letras, das Artes, da Cultura e das Ciências um ano bastante proveitoso. 

Sessão Laudatória:

Francisco Araújo e Edgar Silva

Em Sessão Solene realizada na noite do último dia 18 de junho, os consócios Edgar Silva Júnior, ocupante da Cadeira Nº 20, e Francisco Araújo Filho, ocupante da Cadeira Nº 12, cumprindo preceito previsto nos Estatutos da Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências-APLACC, homenagearam os patronos e primeiro ocupante de suas respectivas cadeiras.

         O evento, que aconteceu no auditório da recém restaurada sede do Círculo Operário de Penedo, contou com a presença de uma plateia seleta, com destaque para personalidades do meio cultural penedense, sendo abrilhantado pela participação especial do Imperial Coro do Penedo, que sob regência do maestro Valfrancis Batista, apresentou três números musicais e entoou o Hino de Penedo, além da presença do Quarteto de Sopro comando pelo músico penedense Vinícius Matos.

         Durante a solenidade, comandada pelo presidente da APLACC, Moezio de Vasconcellos Costa Santos, os acadêmicos oradores da noite proferiram seus discursos de homenagem, cabendo a Edgar Silva discorrer sobre os dados biográficos de seu Patrono, Frei João Santa Ângela Alagoas, religioso nascido em Marechal Deodoro que se destacou nas Letras alagoanas como o primeiro escritor da província a publicar uma obra de valor literário. Já Francisco Araújo, homenageou o poeta Jonas Batinga (autor do Hino de penedo), Patrono da Cadeira 12 da APLACC, e o primeiro ocupante da referida Cadeira, o empresário e político Hélio Tavares Lisboa, sendo sua apresentação ilustrada com a projeção de fotos das personalidades focalizadas e pela recitação de dois poemas de autoria de Jonas Batinga, interpretados pelo ator penedense Fernando Artur Martins.

         A noite, que contou com a presença especial dos penedenses Lídia Maria Lisboa Nunes e Antônio Roberto Wercelens Lisboa (Beto Lisboa), ambos filhos do homenageado Hélio Lisboa, foi encerrada com um coquetel servido aos presentes, sendo valido destacar o empenho do consócio Wilton Lucena, nosso Tesoureiro, na realização do evento.

APLACC promove outorga de

Títulos

Numa solenidade única, específica e primordial, a APLACC entrega dois títulos a Dr. Cláudio Antonio jucá Santos (Sócio Benemérito – grande homenageado da noite) e a Dr. Francisco Reynaldo Amorim de Barros (Sócio honorário), diante de autoridades a exemplo do Bacharel Március Beltrão (Prefeito municipal); Eng. Ronaldo Lopes (Vice prefeito); Isvânia Marques (Presidente da APALCA); do Presidente da Academia Maçônica de Letras (José Coelho Neto); Sub Tem. do Exército (Eduardo Bremekamp); Sec. Municipal de Cultura e inúmeros convidados, dentre eles os membros da Academia Maceioense de Letras, da APLACC e da Academia Alagoa de Letras.

          Além dos dois títulos mencionados, houve ainda, entrega de comendas ao Bacharel Moezio de Vasconcellos Costa Santos (Presidente da APLACC) e ao Prefeito Municipal de Penedo Március Beltrão.

         Na ocasião, também, foram empossados na Academia Maceioense de Letras a Professora Maria Núbia de Oliveira e o Prefeito de Penedo.

      Enriquecendo o evento, as acadêmicas Madalena Oliveira e Adélia Magalhães, se apresentaram com música e recitação de poesias.

         Um quinteto musical, formado por músicos do Montepio dos Artistas, realizou algumas belas apresentações durante os intervalos das falas dos homenageados.

        Nasce uma nova instituição cultural: FELACAL – Federação de Letras, Artes, Cultura e Ciências de Alagoas.

      As emoções ficaram por conta dos discursos emocionados do grande homenageado da noite Dr. Cláudio Jucá, de Maria Núbia de Oliveira e Francisco (filho de Maria Núbia).

          Foi lida e assinada a Ata e concluído o evento.

Presidente da APLACC lança livro nos 100 anos da Diocese

         A Diocese de Penedo situada à margem esquerda do Rio São Francisco completa em 2016 o seu primeiro centenário de criação. Para celebrar a data, a diocese preparou uma vasta programação que contarou com a presença do representante do Papa Francisco, o Núncio Apostólico do Brasil Dom Giovanni D’Aniello. 

        Penedo foi o primeiro povoado do Estado de Alagoas, surgido no século XVI – por volta de 1560 a 1565 – por meio de uma expedição organizada por Duarte Coelho. Foi erguida às margens do Rio São Francisco sobre uma formação rochosa que deu origem ao seu nome.

     Colonizada por portugueses e holandeses, em 1635 foi elevada à categoria de Vila de São Francisco, passando a ser cidade em 1842. Em fins do século XIX passou a ser denominada Penedo do Rio São Francisco.

    A programação dos festejos conta com celebrações eucarísticas, animações litúrgicas, apresentações culturais, além da primeira obliteração do selo comemorativo do centenário da diocese e do lançamento do livro “Penedo: Patrimônio e História – Cem Anos de Criação de Sua Diocese”, de autoria do Presidente da Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências, Moezio de Vasconcellos Costa Santos. 

        A chegada do Núncio Apostólico ocorreu na terça-feira (04). Ao longo de sua visita à diocese, Dom Giovanni encontrou alunos e professores dos colégios católicos da região, visitou comunidades, participou de um encontro com responsáveis por comunidades acolhedoras de dependentes químicos e encontra bispos do Regional Nordeste 2. No dia 06 de outubro, às 19h, preside na Catedral de Penedo a Santa Missa pelo centenário da diocese. Ao final da missa, os fiéis participam da celebração histórico-cultural dos 100 anos da Diocese de Penedo, na frente da Catedral.

        Já no dia 7 de outubro, às 17h, aconteceu a Solenidade de Nossa Senhora do Rosário, com a celebração eucarística presidida pelo Núncio, seguida de procissão. No último dia da programação, 8 de outubro, Dom Giovanni D’Aniello visitou a Santa Casa de Misericórdia pela manhã, e às 19h, encerrou a programação com Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó. 

 

http://www.a12.com/noticias/detalhes/diocese-de-penedo-al-comemora-100-anos-de-historia

Necrológio

À memória do Prof.: Wilton Lisboa Lucena

Creio que foi o teu coração 

que em meio a noite desandou

a ressoar em descompasso

– turvando o teu límpido sorriso, 

abalando a firmeza dos teus passos.

 

Repentino, como uma onda que se erguesse

no instante exato em que o cais e a paisagem

esperavam apenas aquela placidez

que no peito trazias costumeiramente.

 

Então, algo se partiu.

Partiste.

Mas não antes de lutar

(que a tua calma escondia mesmo

a força de um mar):

"Aquieta-te coração! 

Nada de estardalhaços.

Silêncio artérias do que sou,

da minha cidade e do meu destino

– eis-me completo".

 

E quando o silêncio se fez,

em meio a pressa de uma segunda-feira,

teu coração serenou finalmente.

Foste embora.

Porque tudo estava consumado

e nada mais – Deus sabe – era necessário.

 

Penedo, 23 de maio de 2017.

 

 

Francisco Araújo Filho

Necrológio à memória do Prof.: Wilton Lisboa Lucena

Os novos membros da APLACC

Professores:

Márcia Brito Nery Alves (Doutoranda/UFAL)

Sônia Maria Tavares Menezes (Escritora)

Carley Rodrigues Alves (Dr. UFAL)

João Batista Rocha (Maestro/militar)

Com as inscrições encerradas no último dia 08 de setembro, o Concurso “Cidade do Penedo de Poesia e Conto”, promovido pela Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências-APLACC, prossegue em sua segunda fase com a análise dos textos regularmente inscritos. Nesta sexta edição do certame, as comissões julgadoras, especialmente convidadas pela APLACC, estarão constituídas pelas professoras Tânia Maria Melo Alves, Selma Silva Bezerra e pelo professor Wellington Santos, todos com formação na área de Letras, que avaliarão os textos tanto na Modalidade Poesia/Categoria Adulto, quanto na Modalidade Conto/Categoria Adulto, indicando os vencedores (1º, 2º e 3º colocados), além dos concorrentes que obtiverem até a 10ª colocação e que receberão certificados de participação (Menção Honrosa) nas referidas modalidades/categorias. Já na Modalidade Poesia/Categoria Juvenil, a Comissão Julgadora formada reúne os poetas Francisco Araújo Filho, João Pereira Júnior e Maria Núbia de Oliveira, todos membros efetivos da APLACC, que indicarão os vencedores nesta categoria.

                   Segundo o presidente da APLACC, Moezio de Vasconcelos Costa Santos, ao fazer um balanço inicial do Concurso, a competição, nesta sua sexta edição, contou com cerca de 45 textos inscritos na Modalidade Poesia/Adulto, 9 contistas na Modalidade Conto/Adulto, e 35 textos de jovens inscritos na Modalidade Poesia/Juvenil, esclarecendo que a considerável redução no número de concorrentes deveu-se ao fato da APLACC, por motivos operacionais da própria instituição, este ano não ter disponibilizado inscrições via Internet, ressaltando que apesar dessa limitação, o Concurso teve, mesmo assim, a grata satisfação de contar com a participação de poetas e contistas de outros estados da Federação, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e um autor de Portugal. Moezio destacou ainda que as comissões terão cerca de vinte dias para a avaliação dos textos, devendo os resultados oficiais serem entregues pelas comissões à Academia até o dia 09 de outubro, cabendo à APLACC, até o dia 14 do referido mês, entrar em contato com os poetas/contistas classificados nas duas modalidades.

                   Os nomes dos vencedores, no entanto, só serão conhecidos durante a Solenidade de Entrega da Premiação aos Vencedores, evento que está previsto para o dia 27 de outubro. O local da solenidade, que nas cinco edições anteriores teve como cenário o palco do Theatro Sete de Setembro, segundo Moezio, ainda está indefinido, uma vez que a Academia aguarda resposta de ofício solicitando a pauta da referida Casa de Espetáculos, enviado ao Secretário Municipal de Cultura (em exercício), Arlindo Salvador.

© 2017 APLACC.COM.BR Todos os Direitos reservados
Desenvolvido pelo Acadêmico Dimas Patriota

Casa de Aposentadoria, Pavimento superior, Sala 1, Praça Barão de Penedo, S/N 

Centro Histórico, Cep.: 57.200-000; Penedo/Alagoas/Brasil

bottom of page